A falta de investimentos em políticas de segurança da informação nas empresas e até mesmo nos órgãos públicos brasileiros transformou o País em um dos alvos preferidos dos criminosos que atuam na internet. Esta semana, a empresa de segurança eletrônica Eset divulgou um alerta sobre um novo vírus que está se espalhando por e-mail e espalhando um programa malicioso conhecido como “crysis”. O Brasil é o principal foco dos cibercriminosos na América Latina.

O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, explica que o crysis é um tipo de vírus conhecido tecnicamente como “ransomware”. Depois que ele é instalado no sistema, o vírus sequestra e criptografa os arquivos do computador da vítima, que só consegue recuperá-los depois de pagar um “resgate”, geralmente em criptomoeda.

Segundo a Eset, na América Latina, 22% das vítimas do vírus estavam no Brasil. “Se para um usuário doméstico ter seus arquivos roubados já é um prejuízo enorme, para uma empresa, além de prejuízo financeiro, há o perigo de informações confidenciais e estratégicas caírem em mãos erradas”, comenta o advogado.

Dicas para não cair em golpes na internet:

– Não clique em links no corpo do email;

– Sempre digite o link diretamente no navegador web;

– Fique atento às mensagens recebidas em nome de alguma instituição que solicite informações ou peça para instalar algum programa;

– Acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem e procure por informações sobre o teor do email;

– Se você é gestor de uma empresa, mantenha as políticas de segurança da informação sempre atualizadas, pois a todo instante surgem novas ameaças;

– Capacite seus colaboradores sobre os riscos e cuidados necessários ao usar a internet e dispositivos móveis dentro da empresa. O treinamento é considerado como mais uma camada de segurança.