Muita gente se iludiu com a possibilidade de se tornar um influenciador digital da Adidas nas redes sociais. Um post no Instagram postado pelo perfil @adidasinfluenciadores atraiu milhares de seguidores que compartilharam a publicação. Aqueles que seguissem as regras exigidas na imagem poderiam ser selecionados pela Adidas para receber kits mensais com os produtos da marca para divulgação.

À imprensa, a Adidas afirmou negou a existência da promoção e disse se tratar de uma fraude. Em nota, a marca disse estar tomando as medidas necessárias para punir os responsáveis e reforça que se comunica exclusivamente por seu canal oficial @adidasbrasil.

O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, explicou que esse tipo de golpe é conhecido tecnicamente como “phishing”, uma estratégia de engenharia social para envolver e atrair o internauta para um perfil ou site para que ele compartilhe informações confidenciais. “No caso de uma rede social como o Instagram, o principal objetivo pode ser aumentar rapidamente o número de seguidores. É uma forma de valorizar aquele perfil e depois vendê-lo para alguém que tenha um objetivo comercial na rede”, comenta.

Para não ser enganado por contas e perfis fakes, o advogado orienta que uma técnica simples é checar o site oficial do produto e, a partir dali, acessar o perfil das redes sociais para conferir qual é a conta verdadeira. Outra possibilidade é a partir da conferência do selo de verificação que acompanha as marcas famosas nas redes sociais e até mesmo perfis de pessoas públicas, como celebridades. “As estratégias para enganar o internauta vêm se aprimorando, é necessário atenção redobrada”, enfatiza o advogado.