O cyberbullying e como esse tipo de atitude típica dos tempos de internet é capaz de devassar a vida de uma pessoa é o tema do filme Ferrugem, que conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado, que terminou no último final de semana, na Serra Gaúcha. O longa-metragem do diretor Aly Muritiba também conquistou outros dois Kikitos, de melhor roteiro – escrito por Muritiba em parceria com a corroterista Jessica Candal – e de melhor desenho de som, para Alexandre Rogoski.

Ferrugem é uma produção curitibana em que o diretor, Aly Muritiba, que tem filhos adolescentes, mostra um pouco de suas inquietações diante do mundo digital. Ferrugem é a segunda obra de uma trilogia em que Muritiba aborda o impacto da tecnologia nas relações humanas. Em 2015, ele filmou Para Minha Amada Morta, protagonizado por Fernando Alves Pinto.

Em Ferrugem, a adolescente Tati (Tifanny Dopke) tem sua vida totalmente devassada a partir do momento em que um vídeo íntimo dela com o namorado (Giovanni Lorenzi) se torna público e a menina enfrenta um verdadeiro drama em sua vida.

O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, destaca a importância desse tipo de pauta em um evento dessa categoria. “Quando um dos principais festivais de cinema da América Latina concede os prêmios de melhor filme e de melhor roteiro para um longa metragem que está abordando um tema tão atual e importante, está também reiterando a necessidade de se falar sobre o assunto nas mais diversas mídias para se conscientizar o maior número de pessoas”, enfatiza.

Guimarães lembra que os adolescentes são as principais vítimas do bullying virtual e o número de casos com finais dramáticos vêm crescendo em todo o mundo. “Infelizmente, as pessoas que estão praticando o bullying não têm a noção da gravidade do efeito daquilo que estão fazendo”, comenta.

Aos Teus Olhos, lançado em abril, e Luna, ainda inédito, mas que será lançado em setembro no Festival de Cinema de Brasília, são outros filmes brasileiros que abordam o impacto do mundo digital na vida das pessoas.