O Google anunciou esta semana um novo e arrojado projeto para incentivar o uso de inteligência artificial em projetos sociais. As melhores ideias receberão prêmios em dinheiro e ainda contarão com a assessoria de profissionais do Google para colocá-las em prática. Serão distribuídos US$ 25 milhões em prêmios para empresas e organizações que desenvolverem boas iniciativas nessa área.

Os idealizadores dos projetos vencedores terão direito também a capacitações e créditos de uso do Google Cloud Platform para processar todas as suas informações na nuvem. Os selecionados também participarão de um programa especializado do Launchpad Accelerator e contarão com suporte adicional customizado, de acordo com as necessidades de cada projeto, em colaboração com o DataKind, organização sem fins lucrativos de ciência de dados.

De acordo com a nota do Google, a empresa vêm investindo constantemente em projetos na área de inteligência artificial focados em resultados de impacto social positivo, como a previsão de enchentes, proteção de baleias e a previsão da fome. “Hoje estamos unificando esses esforços num novo programa chamado Inteligência Artificial para o Bem Social. Estamos aplicando IA em parceria com organizações externas para trabalhar em soluções de uma série de problemas”, informa a nota.

Uma das partes do programa é o Desafio Google de Impacto em IA, um convite para organizações sem fins lucrativos, estudiosos e empreendedores sociais de todo o mundo para inscrever propostas sobre como usar inteligência artificial para enfrentar os grandes problemas sociais, humanitários e ambientais do mundo.

Os projetos serão selecionados por especialistas da área de Ciências da Computação e do terceiro setor no primeiro semestre de 2019.