O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou seis golpes utilizando de forma fraudulenta a marca Nubank nos último 30 dias. No total, foram quase um milhão de detecções de ciberataques que oferecem supostos convites com “aprovação imediata e sem consulta ao SPC” para adquirir um cartão de crédito da empresa.

Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a responder perguntas sobre a empresa e, ao final, compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do WhatsApp para ter acesso ao suposto cartão de crédito prometido. Após o processo, o usuário é redirecionado para páginas de outros golpes ou para sites com publicidade enganosa que o incentiva a baixar aplicativos de fontes desconhecidas. Estes, podem conter malwares e comprometer a segurança e o funcionamento do aparelho.

“Os cibercriminosos sempre se aproveitam de marcas reconhecidas e desejadas para utilizá-las como isca. O objetivo é sempre motivar as pessoas a agir pelo impulso de conseguir alguma vantagem e, assim, adquirir um produto ou serviço que deseja. É muito importante, portanto, se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, destaca que o episódio envolvendo o Nubank é bastante comum com outras bandeiras também. “Além do crime de uso indevido da marca, essa é uma forma de estelionato virtual”, salienta o advogado.